quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Análise Histórica de "Zulu"

Zulu - A Guerra Mais Famosa da África


Zulu é um filme inglês de 1964, dirigido por Cy Endfield e estrelado por Michael Caine, Stanley Baker, Jack Hawkins, Ulla Jacobsson, James Booth, Nigel Green, Ivor Emmanuel, Paul Daneman, Glynn Edwards, Neil McCarthy e David Kernam. O filme conta a história real da Batalha de Rorke's Drift durante a Guerra Zulu. É um dos melhores filmes ingleses de guerra. Todas as atuações são boas, mas é Michael Caine que domina o filme. As cenas de luta são brutais e muito bem coreografadas. A música é razoável, mas não prejudica o filme. Existem alguns erros de filmagem, como guerreiros zulus de papelão ou o uso de relógios modernos para a época, mas também não afeta a boa qualidade do filme. Zulu é um dos dois únicos filmes que fala sobre a Guerra Zulu, o conflito mais famoso da história da África, mas esquecido pelo mundo. Recomendo muito esse filme. Boa pipoca e diga nos comentários se gostou!


A Batalha de Isandlwana - O Exército Inglês é Derrotado na África:


Em 22 de Janeiro de 1879, uma força invasora inglesa de 1800 homens, invadiu o Reino da Zululândia, após este território africano se negar a fazer parte do Império Britânico. Os ingleses acreditavam que os Zulus seriam como qualquer outra tribo africana, primitiva e desorganizada. Porém, os zulus eram um povo muito bem organizado e seus guerreiros usavam táticas avançadas de combate, que nem os ingleses conheciam. Quando a força invasora adentrou o território zulu em Isandlwana, ela acabou sendo ataca do por 20.000 zulus. O combate foi brutal, mas devastador para os ingleses. Após várias horas de combate, os ingleses acabaram sendo derrotados e forçados a abandonar essa primeira campanha. 1300 ingleses e 3000 zulus perderiam sua vidas nessa batalha. Foi pela primeira vez na História da África onde uma tribo local derrotou uma nação europeia. No filme, a batalha é mencionada logo no início e mostra as consequências dessa derrota inglesa para o resto do filme.


O Rei Zulu Cetewayo - Quem foi Ele?


Cetewayo kaMpande foi o rei zulu durante a Guerra Zulu de 1879. Cetewayo era um líder inovador e um grande estrategista militar. Muitos anos antes de enfrentar os ingleses, os zulus estavam em constantes guerras contra fazendeiros holandeses, conhecidos como boêres, que tentavam invadir suas terras. Cetewayo estudou as táticas de combate dos holandeses e o uso de armas de fogo. Ele também revolucionou as táticas de combate dos zulus com a criação dos Impis (formações militares muito parecidas ao que os romanos utlizavam na Idade Antiga). Quando a Guerra Zulu ocorreu, Cetewayo obteve grandes vitórias contra os ingleses, sendo admirado por estes por sua coragem. Porém, quando os ingleses trouxeram novos reforços e armas mais pesadas, as táticas de Cetewayo acabaram não dando muito certo e o rei foi forçado a se render para os ingleses. Cetewayo seria exilado em Londres e morreria de causas naturais em 1884. No filme, Cetewayo é interpretado pelo ator e líder político Mangosuthu Buthelezi (que é o tataraneto do líder zulu na vida real).


A Zululândia:


A Zululândia ou Reino Zulu foi estebelecido em 1816 pelo líder da tribo zulu Shaka. Diferentes de outras tribos africanas, a tribo zulu era formada por guerreiros e sua forma de sobrevivência era a subjugação de tribos mais fracas. Após o estabelecimemto do pequeno reino, os zulus se expandiram para as tribos vizinhas e escravizou a maioria. A partir de 1848, o Reino Zulu era o maior e mais poderoso reino do sul da África. Quando Cetewayo assumiu o trono, este teve que enfrentar a ameaça dos boêres (fazendeiros holandeses) que tentavam invadir as terras zulus. Após muitas batalhas, os boêres foram derrotados e os zulus deixados em paz. Cetewayo planejava expandir o reino para as terras holandesas, mas em 1879 entrou em guerra contra o Império Britânico. Após a guerra, a Zululândia perdeu força e as outras tribos se rebelaram, fragmentando o poderoso reinado. Em 1887, o último rei zulu, Dinuzulu, é derrubado pelos ingleses e seu reinado transformado numa colônia inglesa. Em 1897, a Zululândia se tornaria uma província da África do Sul até os tempos atuais.



Quem foi John Chard?


Coronel John Rouse Merriott Chard foi um oficial inglês que liderou a defesa de Rorke's Drift contra o exército zulu durante a guerra de 1879. John era na verdade um oficial do Corpo de Engenheiros. Após o fracasso britânico em Isandlawana, o único oficial com alta patente em território zulu era John. Percebendo a aproximação dos zulus para o posto que comandava, John reuniu todos os homens que possuía para promover uma das batalhas mais difíceis da História. Após a árdua vitória em Rorke's Drift, John ainda participaria da última batalha da guerra em Ulundi e voltaria como um herói. Morreria de câncer terminal em 1897. No filme, John Chard é interpretado por Stanley Baker.



Quem foi Gonville Bromhead?


Major Gonville Bromhead foi um oficial inglês que liderou a heróica defesa de Rorke's Drift durante a Guerra Zulu de 1879. Vindo de uma família de militares, Gonville teve uma carreira promissora no 24a Regimento, lutando contra tribos sul-africanas e participando da lendária Batalha de Rorke's Drift em 1879. Após a Guerra Zulu, foi transferido para a Índia. Lá, ele participaria da Terceira Guerra Anglo-Burmesa. Morreria de febre tifóide em 1891 na Índia. No filme, Gonville é interpretado pelo formidável Michael Caine.



Os Boer - Os Fazendeiros Holandeses Sul-Africanos:


Os Boer são os descendentes dos primeiros colonos holandeses que haviam estabelecido as primeiras colônias na África do Sul. Todos se focaram na agricultura e eram bem religiosos. Sempre estiveram em conflito com a tribos locais, por causa das expansões de suas fazendas em territórios africanos. Após a Guerra Zulu, formariam um governo local que entraria em duas longas e difíceis guerras contra o Império Britânico. No século XX, os boeres seriam o pilar para a criação do governo Sul-Africano. Ficariam no comando da nação até o Apartheid nos anos 1990. Os boeres fazem uma breve aparição no filme, fugindo dos zulus.



O Guerreiro Zulu




O guerreiro zulu era um homem disciplinado, muito bem treinado e não tinha medo das armas de fogo dos europeus. Os zulus eram um povo guerreiro. Sobrevivia derrotando e escravizando outras tribos menores. Quando enfrentou os ingleses, os zulus demonstraram um grande avanço em táticas de combate que os ingleses nunca haviam visto antes. Os zulus iniciavam um ataque com uma dança tribal para dar energia aos seus homens e homenagear seus inimgos. Uma primeira leva de batedores, armados com rifles roubados, atacavam as linhas inglesas para descobrir os pontos mais fracos. Após alguns minutos, os batedores recuavam e a infantaria leve, armada com lanças longas e escudos curtos, atacava as linhas inglesas até abrir uma brecha. Com a brecha aberta, a infantaria pesada zulu, armada com lanças curtas e escudos longos e resistentes, avançava o mais rápido possível para aniquilar o inimigo. Caso o inimigo conseguisse sobreviver ao ataque pesado, os zulus despachavam sua tropa veterana, formada por homens mais velhos e armados com facões e escudos leves, para aniquilar de vez a tropa inimiga. Tais táticas funcionaram nas primeiras batalhas da guerra. Mas, com a introdução da artilharia e da metralhadora, os zulus perderiam força e seriam forçados a se render. Os zulus seriam perfeitamente retratados no filme e suas táticas de batalha seriam mostradas com grandes detalhes.



Quem Foi Henry Hook?


Sargento Alfred Henry "Harry" Hook foi um oficial inglês que lutou na brutal Batalha de Rorke's Drift durante a Guerra Zulu. Anos antes, Henry participou da Nona Guerra Xhosa e ganhou experiência em combate contra as tribos africanas. Porém, durante a luta contra os zulus, Henry seria gravemente ferido na cabeça e quase morreria. Após a guerra, Henry retornaria para a Inglaterra e seria curador do Museu Britânico. Morreria de tuberculose pulmonar em 1904. No filme, Henry Hook foi interpretado por James Booth.



A Batalha de Rorke's Drift - Os Ingleses viram o Jogo contra os Zulus:


A Batalha de Rorke's Drift foi a batalha que decidiu o futuro da Guerra Anglo-Zulu. Quando 4.000 zulus se separaram de seu exército principal para atacar a retaguarda do exército inglês, se depararam com um pequeno posto inglês defendido por 150 homens. O que ocorreu foi uma batalha de quase 24 horas. Os zulus lançavam ataques de flanco contra os defensores ingleses. O combate foi brutal e heróico. Os zulus chegaram bem próximos de aniquilar a tropa inglesa, mas no fim, os britânicos saíram vitoriosos. Após essa vitória, os zulus adotariam uma postura mais defensiva pelo resto da guerra. Os ingleses só perderam 17 homens. Já os zulus perderam 350 homens no combate. A batalha é o epicentro do filme.



Bibliografia:

  • Revista "Aventuras na História - Grandes Guerras - Edição de Colecionador - 100 Melhores Filmes de Guerra de Todos os Tempos". Ed. Abril. São Paulo, SP, 2008.






 








Nenhum comentário:

Postar um comentário