"Yamato" - Um Sacrifício Desnecessário?
"Yamato" é um filme japonês de 2005, dirigido por Junya Sato e estrelado por Takashi Sorimachi e Shido Nakamura. O filme conta a história real do maior encouraçado do mundo que teve um fim trágico bem no final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O filme é muito bom e as cenas de batalha são bem feitas. As atuações são razoáveis e os efeitos especiais são bem fracos. A música é simples. O filme é ultra-violento. Mas, o mais impressionante é o cenário que a produção construiu para representar o navio de perto e mais de 3000 figurantes foram usados para mostrar as dificuldades que a tripulação estava tendo nos últimos dias da guerra. Só recomendável para quem tem paciência (pois o filme demora para chegar na parte importante) e para quem tem estômago forte.
A Marinha Imperial Japonesa
Estabelecida em 1868, a Marinha Imperial era uma das forças navais mais poderosas do mundo durante a Segunda Guerra. De início, a marinha japonesa era imbatível em combate naval. Porém, tudo mudou quando os americanos tiveram sua decisiva vitória em Midway. A partir daí, a marinha foi sendo destroçada em combates navais brutais e em 1945, só uma dúzia de navios de guerra ainda estavam funcionando, entre eles o Yamato, o último encouraçado japonês da guerra.
O Yamato - O Maior e mais Poderoso Navio da História
O Yamato foi o maior e mais poderoso navio de guerra da História. Ele foi lançado em 1940, mas só entrou em combate em 1944. Possuía uma imensa tripulação (3000 homens) e pesadas blindagens contra bombas e torpedos. Seu armamento consistia em três torres com canhões de 18 polegadas (capazes de afundar qualquer navio com um tiro), duas torres com canhões de 10 polegadas e pelo menos 72 peças antiaéreas para se defender de ataques aéreos. Era uma fortaleza naval. Três navios desse tipo foram construídos: o Yamato, o Musashi (afundado por submarinos e aviões nas Filipinas em 1944) e o Hiei (gravemente danificado e abandonado após um ataque aéreo em Kure em 1945).
A Batalha do Golfo de Leyte - O Fim da Marinha Japonesa
Essa foi a última batalha naval da Segunda Guerra Mundial e uma das maiores da História. Logo após a invasão americana na ilha de Leyte nas Filipinas, a Marinha Japonesa decidiu lançar um último ataque naval para destruir a Marinha Americana e recuperar a iniciativa. De 23 até 26 de outubro de 1944, os japoneses lançaram quatro frotas contra os americanos. Mas, sofreram imensas perdas navais e o que restou da Marinha Japonesa recuava para o Japão ou para Cingapura. O Yamato sofreu vários danos de ataques aéreos, mas conseguiu sozinho afundar três navios americanos durante combate (dois porta-aviões e um destroier), a única vez que enfrentou navios inimigos durante o conflito. Já o Musashi não foi tão sortudo e acabou afundado por aviões e submarinos americanos antes mesmo de alcançar a frota americana.
O Bombardeio de Kure - O Santuário do Yamato é Destruído
O ataque americano contra Kure durou 5 dias durante Julho de 1945 e eliminou a maioria dos navios restantes do Japão. Mesmo sofrendo grandes baixas aéreas, os americanos afundaram mais de 11 navios japoneses (sendo três encouraçados) e destruindo toda a infraestrutura naval da Marinha Japonesa no sul do Japão. O Yamato estava ancorado lá, mas sofreu poucos danos e acabou sendo transferido para a ilha de Kyushu no extremo sul do Japão. Já o Hiei, que havia sido recentemente construído, sofreu graves danos e acabou abandonado por não ter condições de ser concertado.
A Última Viagem do Yamato
Em 1 de Abril de 1945, os americanos invadiam a ilha de Okinawa. O alto comando imperial decidiu que o Yamato, com uma forte escolta, atacasse a frota americana ancorada perto da ilha para dar apoio aos ataques kamikazes que já estavam acontecendo. Em 6 de Abril, Yamato, 8 destroieres e 1 cruzador leve deixaram Kyushu e partiram para sua última batalha. Porém, no dia 7 de Abril, a frota japonesa foi localizada por uma patrulha americana. Os americanos queriam eviar seus 5 encouraçados para enfrentar o Yamato, mas o alto comando negou tal pedido e enviou mais de 300 aviões contra o navio japonês. Por mais de 5 horas, os navios japoneses enfrentaram levas de aviões americanos no norte de Okinawa. No fim, o Yamato, após graves danos por bombas e torpedos, explodia e afundava no Pacífico. Da escolta do encouraçado, só 4 destroieres escaparam ilesos. Os americanos perderam 10 aviões. Dos mais de 3000 tripulantes, só 250 sobreviveram. Assim terminava a era dos encouraçados!
Bibliografia:
- Revista "Aventuras na História - Grandes Guerras - Edição de Colecionador - 100 Melhores Filmes de Guerra de Todos os Tempos". Ed. Abril. São Paulo, SP, 2008.
- https://en.wikipedia.org/wiki/Imperial_Japanese_Navy (página em inglês).
- https://en.wikipedia.org/wiki/Japanese_battleship_Yamato (página em inglês).
- https://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Leyte_Gulf (página em inglês).
- https://en.wikipedia.org/wiki/Bombing_of_Kure_(July_1945) (página em inglês).
Nenhum comentário:
Postar um comentário