quarta-feira, 8 de julho de 2020

Análise Histórica dos "Doze Condenados"

Os Doze Condenados - Criminosos lutando na Segunda Guerra

Os Doze Condenados é um filme anglo-americano de 1967 e dirigido por Robert Aldrich. Com um elenco de grandes atores como Lee Marvin, Ernest Borgnine, Charles Bronson, Jim Brown, John Cassavetes, Richard Jaeckel, George Kennedy, Robert Ryan, Telly Savalas e Donald Sutherland, o filme é um dos maiores clássicos de Segunda Guerra no cinema. A história é focada num grupo fictício de soldados americanos que são enviados para a França numa missão suicida: matar um general nazista para facilitar a invasão da Normandia. Esse grupo particular de soldados é formado por criminosos (estrupadores, assassinos e ladrões) que se conseguirem matar o general e voltar para a base, serão perdoados por seus crimes. Para lidera-los, um major linha dura (Lee Marvin) vai treina-los, disciplina-los e lidera-los para essa missão, que foi feita mais para mata-los do que para salva-los. A música é boa. Todas as atuações são bem trabalhadas, mas é Lee Marvin que lidera o filme inteiro (acredito que este seja seu melhor filme). De forma geral, Os Doze Condenados é um épico e necessário filme para ser assitido. É pesado e possui temas como respeito, racismo e lealdade à nação. Recomendável!


A OSS - Os Espiões Aliados na Europa Nazista

A OSS foi uma organização de espionagem criada e administrada pelas nações Aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. O objetivo da OSS era de enviar agentes dentro de território inimigo, para roubar ou interceptar informações inimigas, treinar ou criar grupos de resistência, e em casos mais raros, assassinatos. Seus membros (homens e mulheres) eram muito bem treinados para infiltração e espionagem. Caso fossem capturados, deveriam se matar com uma cápsula de cianureto, escondida na mandíbula. Foram essenciais para descobrir os principais planos dos nazistas na Europa Ocupada. Depois da guerra, a OSS foi dissolvida e seus respectivos agentes ajudaram a criar as principais unidades de inteligência do mundo inteiro. No filme, é a OSS que organiza a unidade dos Doze Condenados para a missão suicida.



A 101 Divisão Paraquedista:

Divisão Paraquedista americana criada para participar de operações de grande risco e importância na guerra contra o nazismo. Muito bem organizada e disciplinada, a 101, foi uma das melhores divisões aliadas durante a luta contra os nazistas. Foi usada nas campanhas mais importantes da Segunda Guerra, principalmente no Dia-D na Normandia. A divisão existe ainda hoje e é uma das melhores do mundo na atualidade. No filme, a divisão é responsável em treinar os doze condenados e leva-los até sua missão na França.


Os Verdadeiros "Condenados" - Os "Treze Nojentos":

Os "Treze Nojentos" foram membros de uma unidade de demolição paraquedista americana que lutou na França, Holanda, Bélgica e Alemanha. Seu objetivo era capturar posições estratégicas e sabotar bases inimigas. Seus homens eram altamente treinados, mas a disciplina era péssima (só respeitavam eles mesmos) e não tomavam banho, eis a origem do apelido. Eles se pintavam como índios americanos e usavam até moicano. Eram muito violentos e em alguns casos raros, usavam machadinhas e gritavam como os índios americanos contra o inimigo. Quase todos morreram até o fim da guerra. Somente 5 membros sobreviveram. Essa unidade foi a inspiração para o filme que aqui analiso.


Bibliografia: